10. Auto-rejeição - Recusa de aceitar ou não-aceitação de nossa qualidades físicas, educação familiar, situações ambientais e outros fatores numa vida.

Desde que ninguém entre os homens comuns é perfeito, físicamente ou de outra forma, porque somente o Messías YAOHÚSHUA é perfeito e sem pecado, entre a humanidade em geral, cada um tem algum defeito de uma forma ou de outra. Também, onde quer que se esteja situado - em casa, no trabalho ou em qualquer instituição religiosa - não se deve esperar um ambiente perfeito enquanto na terra.

Além disso, o comportamento humano não pode ser atribuído ao ambiente que nos cerca porque Adão e Khavyao estavam num ambiente perfeito (Jardim do Éden) quando se rebelaram contra YÁOHU UL.

Alguns são fisicamente altos, mas são intelectualmente deficientes, alguns têm uma parte do seu corpo que é anormal, ou não perfeito no seu próprio julgamento; alguns são magnificamente inteligentes mas são fisicamente não tão bem apresentáveis, alguns são excelentes em muitos campos mas têm diferentes côres da pele, ou alguns incomuns sinais de nascença, defeitos e/ou anormalidades, fisicamente, mentalmente ou emocionalmente.

Quando qualquer parte da estrutura do todo físico, mental ou emocional de uma pessoa é inaceitável para ela mesma, isso produz um conflito interno e amargura contra seu Criador, YÁOHU UL. E essa revolta interna, escondida, normalmente se apresenta através de alguma atitude negativa, rebelde e comportamento para com suas autoridades humanas, contra quem ele pode pessoalmente ser agressivo, simplesmente porque ele não pode ver o real Criador, YÁOHU UL.

Essa fervente raiva, ira e ódio contra YÁOHU UL, o Criador, são muitas vezes discerníveis em subordinados que são amargos, rebeldes e teimosos contra seus pais, empregadores, o govêrno e líderes espirituais.

As raízes das causas poderão ser sua não aceitação dos seus olhos grandes, narizes, bocas, dentes, côres da pele, altura física, côres e texturas do cabelo, seus corpos, pernas ou outras partes de seus corpos. O inimigo, ha-satan, o velho dragão, e a carne comumente usam essas pequenas diferenças, cedo em muitas das vidas das pessoas, então as amplificam um milhão de vezes nas suas próprias MENTES para fazê-las se sentirem infelizes, desapontadas, tristes, amargas, raivosas e descontentes com o que quer que YÁOHU UL lhes tenha dado, se eles por desconhecimento sucumbem às mentiras. Não aceitação depois de terem feito comparações estúpidas, é uma das sementeiras da rebelião.

As atitudes devidas e saudáveis com relação a essas diferenças físicas, mentais ou emocionais entre os individuos são a aceitação, contentamento, satisfação, felicidade e a compreensão de que, tomados como um todo, cada individuo é igual ao resto se tudo for levado em consideração, incluindo antecedentes familiares, cercanias ambientais, situações na vida, status social, talentos, habilidades, deficiências e assim por diante.

Nunca rejeite qualquer parte do seu corpo físico, capacidades mentais, organização emocional, nem antecedentes familiares ou qualquer das suas cercanias gerais; mas antes as aceite positivamente, com agradecimento e gratidão a YÁOHU UL, então melhore aquelas que você puder melhorar, focalize-se em seus talentos, aponte no sentido da excelência e esteja contente com o que quer que YÁOHU UL lhe dê diariamente.

Cada um tem algumas habilidades e talentos especiais e únicos que YÁOHU UL lhe deu e esses devem ser usados e desenvolvidos ao máximo no sentido da excelência na vida. Deve-se focalizar seus talentos positivos e aceitar quaisquer menores negativos que haja igualmente com apreciação, sabendo que eles servem como motivações para melhoria, melhoramento, sucesso e excelência. Por favor considere agora esta parábola que o Messías YAOHÚSHUA contou.

O Reino dos Céus pode ser ilustrado pelo conto de um homem indo a outro país, que chamou seus servos e emprestou-lhes dinheiro para investir por ele enquanto ele estivesse fora.

Ele deu $5.000 a um, $2.000 a outro e $1.000 ao último - dividindo em proporção às suas habilidades - e então partiu em sua viagem.

O homem que recebera $5.000 começou imediatamente a comprar e vender com esse dinheiro e cedo ganhou outros $5.000.

O homem com $2.000 também saiu direto para trabalhar e ganhou outros $2.000.

Mas o homem que recebera $1.000 cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro por segurança.

Depois de longo tempo seu chefe retornou de sua viagem e os chamou para acertar as contas do dinheiro.

O homem a quem ele havia confiado $5.000 lhe trouxe $10.000.

Seu chefe louvou-o pelo belo trabalho. Você foi fiel em manejar essa pequena quantia, lhe disse, agora eu lhe darei muitas outras responsabilidades. Comece as alegres tarefas que eu lhe reservei.

A seguir veio o homem que recebera $2.000 com a informação: Amo, deste-me $2.000 para usar e os dobrei.

Bom trabalho, disse-lhe seu chefe. Você é um bom e fiel servo. Você foi fiel sobre essa pequena quantia, portanto agora eu lhe darei muito mais.

O homem com os $1.000 veio e disse: Amo, eu sabia que eras um homem duro e eu estava com medo que me roubasseis o que eu ganhasse, por isso eu escondi seu dinheiro na terra e aqui está ele.

Mas seu chefe respondeu: homem mau! Servo preguiçoso! Desde que você sabia que lhe pediria lucro, você deveria ao menos pôr meu dinheiro num banco, de forma que eu pudesse ganhar alguns juros.

Tome o dinheiro desse homem e o dê ao homem com os $10.000!

Porque ao homem que usa bem o que lhe é dado, mais lhe será dado e ele terá abundância. Mas para o homem que é infiel, até mesmo pequena responsabilidade que ele tenha lhe será tirada.

E atire o servo inútil dentro da escuridão externa: lá haverá choro e ranger de dentes. Man-YÁOHU (Matias) 25:14-30 . Sagradas Escrituras.

Em outras palavras, o que você não usa, eventualmente você perde; o que quer que você afie e aperfeiçoe, você adquire mais adequação nisso.

O Messías YAOHÚSHUA tinha Rahab, a prostituta, como um de Seus ascendentes humanos e ele nascera pobre, numa mangedoura e cresceu num local que tinha uma desagradável reputação entre a elite daqueles dias, todavia Ele nunca foi amargo nem rejeitou qualquer coisa que YÁOHU UL lhe tenha provisto para Sua vida inteira. Ele de bom grado, apreciadamente e agradecidamente aceitou tudo e fez perfeitamente a vontade de YÁOHU UL em tudo.

Da mangedoura ao trono é o sumário de Sua vida humana, dando-nos um exemplo do caminho ideal que se deverá viver contente, sempre obedecendo a vontade perfeita de YÁOHU UL, o Pai, no céu, em nossa vidas diárias. Nada de conflitos, nada de amarguras, mas felicidade, paz, contentamento e satisfação em viver junto a YÁOHU UL e de acordo com Seu plano para cada um - esse foi o exemplo mostrado pela vida do Sem Pecado, YAOHÚSHUA, o Messías.

Tudo que YÁOHU UL dá ou permite alguém ter e experimentar diariamente é suficiente para sua felicidade pessoal, se somente Ele sabe o segrêdo do contentamento e de ser positivo, bem como grato pelo caminho com que YÁOHU UL o trata em cada situação e o que lhe é dado diariamente.

Em cada situação diária, a atitude positiva é sempre a de compreender que traço de caráter YÁOHU UL está desenvolvendo em você em alguma circunstância particular. Não se deverá focalizar as circunstâncias em si, mas a formação do caráter ou processo de desenvolvimento que YÁOHU UL está trabalhando no indivíduo no meio de todas as atividades e eventos.

Bem aventurados são os puros de coração porque eles verão YÁOHU UL.

Aqueles com coração puro sempre vêm as mãos de YÁOHU UL em todas as situações, trabalhando em cada um o processo de formação do caráter e desenvolvimento - no sentido da virtude e da santidade. Aqueles com essa espécie de atitude positiva são mansos, eles nunca se zangam qualquer que sejam as circunstâncias, porque eles compreendem que ser injustamente zangado é dar um poderoso apoio a ha-satan em suas vidas.

Bem aventurados os mansos porque eles herdarão a terra.

YÁOHU UL se alegra com a variedade entre Sua criação, portanto é absurdo esperar que cada um nasça exatamente como todos mais, porque isso seria uma sociedade enfadonha. Cada um tem seu sinal único de identificação sob as vistas de YÁOHU UL. Portanto fique satisfeito e alegre-se nisso!

Você é amado sob os olhos de YÁOHU UL, não importa o que outros digam ou pensem sobre você. Você não nasceu somente para agradar outros, mas primariamente para agradar e louvar, dar glória e adorar YÁOHU UL através de toda sua vida! Se você tiver isso como sua única finalidade na vida, então você estará vivendo a espécie de vida que é realmente vida. Somente os corretos e os que temem YÁOHU UL provam essa espécie de vida no Messías YAOHÚSHUA. Verdadeiramente, YAOHÚSHUA, o Messías, é sua única esperança neste mundo por uma vida feliz, sossegada, saudável, próspera, contente e satisfatória!

YAOHÚSHUA é o caminho, a verdade e a VIDA....

P. Que acontece se o marido tem uma esposa e filhos desregrados?

R. Se os caminhos do homem agradam a YÁOHU UL, Ele fará até seus inimigos ficarem em paz com ele, como está escrito.

Portanto a autoridade deverá examinar seu coração e andar por meio da Palavra escrita de YÁOHU UL e ele deverá primeiro se reconciliar com a Própria Mais Alta Autoridade, de forma que YÁOHU UL possa começar a trabalhar trazendo total reconciliação e harmonia no seio de toda aquela família.

P. Em casos de conflitos de lealdade, como fazer?

R. Os conflitos de lealdade surgem quando duas forças estão exigindo seus serviços, lealdade e obediência imediata. E essas forças normalmente emanam de nossas autoridades, embora, às vezes, puxões ou empurrões venham de subordinados, parentes, amigos ou companheiros de trabalho.

Exemplo: Os pais querem que seu filho dê toda prioridade e importância para que ele consiga um grau universitário, enquanto que seus líderes espirituais querem que ele siga uma viagem missionária à Austrália e sirva YÁOHU UL em tempo integral.

Ambos estão em posições de autoridade e ambos estão igualmente solicitando o tempo do filho, serviços e esforços. A quem deverá ele obedecer? Aqueles ocupando mais altas posições de autoridade devem ser seguidos primeiro e mais importante porque os outros também devem obedecer a aqueles ocupando mais altas posições que eles têm.

Nesse caso, os pais devem dar lugar aos desejos e vontade de seus líderes espirituais porque os pais, eles mesmos, são obrigados a obedecer a seus líderes espirituais, caso eles tenham previamente decidido aderir àquela congregação, qualquer que seja.

Todavia, a melhor alternativa para o subordinado é orar e formular ou pensar acerca de algum caminho pelo qual ele possa agradar e obedecer a ambas essas forças oponentes na estrutura da autoridade. Neste exemplo, ele poderia conquistar um grau universitário tomando cursos universitários por computadores ou correspondência, enquanto ao mesmo tempo fazendo trabalho evangélico na Austrália.

Isso é somente um exemplo prático porque, normalmente, se é realmente da perfeita vontade de YÁOHU UL, nenhuma pessoa com autoridade em sua vida se oporá ao encargo ou tarefa dado por outra autoridade. Se houver um conflito de lealdades, normalmente muita oração será necessária para realmente discernir o que o desejo perfeito de YÁOHU UL está olhando o assunto em que alguém deverá ser obedecido com a maior prioridade mais do que outros e, certamente, as ordens daqueles detendo mais altas posições de autoridade terão que ser obedecidos e lhes dada primeira prioridade, porque a outra força oponente está também sob a obrigação de obedecer aquela mais alta autoridade.

Outro exemplo seria se os pais de alguém não quizessem que seu filho se alistasse em um dos principais serviços das forças armadas, mas o govêrno ordenou que todos os homens capazes dentre sua cidadania, de 18 anos ou mais, deverão servir em qualquer um desses serviços. Desde que o govêrno é a mais alta autoridade e porque até os pais são obrigados por lei a obedecer suas ordens, então o subordinado deverá obedecer ao govêrno. Mesmo que sua mulher e filhos discordem. Todos têm que obedecer às mais altas autoridades.

Se um govêrno ordena, em casos extremamente raros, que todos os cidadãos devem banir, penalizar, humilhar e expulsar todo o povo negro, ou judeu, ou de determinada crença, das suas comunidades, uma ordem que é contra as ordens de YÁOHU UL de que se deve amar os outros como a si mesmo, os cidadãos então deverão obedecer às mais altas leis morais de YÁOHU UL e não às leis e decretos feitos pelos humanos do govêrno (e nesse caso, desumanos, também!). Porque? Porque até funcionários do govêrno são destinados a obedecer às leis e decretos de YÁOHU UL. Eles também devem obedecer à Mais Alta Autoridade, YÁOHU UL, o Santo de Israel. As mais altas leis morais sempre devem prevalecer.

Por favor considere agora êstes incidentes das Sagradas Escrituras:

No devido tempo José e cada um de seus irmãos morreram, terminando aquela geração. No meio tempo seus descendentes estavam muito férteis, aumentando rapidamente em número; havia uma verdadeira explosão populacional, de forma que cedo eles se tornaram uma grande nação e encheram a terra de Goshen.

Então, eventualmente, um novo rei subiu ao trono do Egito que não sentia nenhuma obrigação para com os descendentes de José. Ele disse ao seu povo: esses israelitas estão se tornando perigosos para nós porque há muitos deles. Vamos tratar de arranjar uma maneira para dar um fim a isso. Se não o fizermos e estourar a guerra, eles se juntarão ao nosso inimigo e lutarão contra nós e escaparão do país.

Então os Egípcios os escravizaram e então os submeteram a feitores brutais para exaurí-los sob pesadas cargas, enquanto construindo as cidades de Pitom e Ramses como centros de abastecimento para o rei.

Mas quanto mais os Egípcios os maltratavam e oprimiam, mais os israelitas pareciam se multiplicar! Os Egípcios ficaram alarmados e fizeram a escravidão egípcia ainda mais amarga, forçando-os a labutar muito e duramente no campo e carregar pesadas cargas de argamassa e tijolos.

Então o Faraó, o rei do Egito, instruiu as parteiras hebraicas (seus nomes eram Sifrá e Puá) a matar todos os meninos hebreus tão cedo eles nascessem, mas para deixar viverem as meninas.

Mas as parteiras temiam YÁOHU UL e não obedeceram ao rei - elas deixaram os meninos também.

O rei as convocou perante ele e perguntou-lhes: Porque vocês desobedeceram minha ordem e deixaram os meninos viverem?

Amo, lhe disseram, as mulheres hebraicas têm seus filhos tão rapidamente que não podemos chegar lá em tempo! Elas não são tão lentas como as mulheres egípcias!

E YÁOHU UL abençoou as parteiras (porque elas eram mulheres tementes a YÁOHU UL). Então o povo de Israel continuou a se multiplicar e a se tornar uma poderosa nação.

E porque as parteiras reverenciaram YÁOHU UL, Ele lhes deu filhos delas mesmas. Êxodo 1:6-21. Sagradas Escrituras.

Quando o Conselho viu a audácia de Kepas e YÁOHU-rránam (Pedro e João) e pôde ver que eles obviamente eram não profissionais, sem educação, ficaram estasiados e compreenderam o que seu convívio com YAOHÚSHUA lhes tinha feito!

E o Conselho dificilmente poderia desacreditar da cura quando o homem que eles curaram estava logo ali, junto deles! Então eles os mandaram para fora da sala do Conselho e conferenciaram entre eles.

O que faremos com esses homens? Perguntavam-se entre si. Não podemos negar que eles fizeram um espantoso milagre e todos em Jerusalém sabem disso. Mas talvez possamos impedí-los de espalhar sua propaganda. Nós lhes diremos que se eles fizerem isso de novo, nós realmente iremos brigar com eles.

Então eles os chamaram de volta e os proibiram a nunca mais falar acerca de YAOHÚSHUA.

Mas Kepas e YÁOHU-rránam responderam: Decidam se YÁOHU UL quer que nós os obedeçamos em lugar d'Ele! Não podemos parar de falar sobre as coisas maravilhosas que vimos YAOHÚSHUA fazer e o ouvimos dizer.

O Conselho então ainda os ameaçou e finalmente deixou-os irem porque não sabiam como puní-los sem acender uma revolta. Todos estavam louvando YÁOHU UL por esse maravilhoso milagre - a cura de um homem que tinha sido aleijado por quarenta anos. Atos 4:13-22. Sagradas Escrituras.

Outro exemplo simples seria: se até o govêrno permite divórcios, casinos de jôgo e abortos, embora isso seja contra os decretos e ordens de YÁOHU UL para todos os govêrnos sem exceção, então os cidadãos deverão obedecer às mais altas leis morais de YÁOHU UL.

Govêrnos promulgando políticas contrárias aos decretos e leis de YÁOHU UL sofrerão pela sua desobediência, enquanto que aqueles que governam de acôrdo com Suas leis, serão protegidos por YÁOHU UL e serão grandemente abençoados. Protegidos contra terrorismo, guerras, calamidades naturais, inflação, fome, pragas e outras. Esses eventos YÁOHU UL normalmente os permite como um meio de disciplinar as pessoas a voltar a Ele e viverem de acôrdo com Sua Palavra.

O Messías YAOHÚSHUA disse: 'A lei de Merrushúa diz: se alguém quer se livrar de sua mulher, ele pode divorciar-se meramente dando-lhe uma carta de divórcio.' Mas eu digo que o homem que se divorcia de sua mulher, exceto por fornicação, faz com que ela cometa adultério se casar de novo. E aquele que casa com ela comete adultério. Man-YÁOHU (Matias) 5:31-32. Sagradas Escrituras.

Alguns Fariseus vieram para entrevistá-Lo e tentaram pegá-Lo dizendo alguma coisa que O arruinasse. 'Você permite divórcio? ' perguntaram eles.

Vocês não lêem as Escrituras? Ele respondeu. Nelas está escrito que no princípio YÁOHU UL criou o homem e a mulher, e que o homem deixará a casa de seu Pai e Mãe e ficará ligado para sempre à sua mulher. Os dois deverão se tornar um - não mais dois, mas um!

E ninguém poderá separar o que YÁOHU UL juntou.

Então, perguntaram, porque Merrushúa disse que um homem pode se divorciar de sua mulher somente escrevendo-lhe uma carta de divórcio?

YAOHÚSHUA respondeu: Merrushúa fez isso reconhecendo que seus corações são duros e maus, mas isso não foi o que YÁOHU UL tinha planejado originalmente.

E Eu lhes digo que qualquer um que se divorcie de sua mulher, exceto por fornicação, e se case com outra, comete adultério. Man-YÁOHU (Matias) 19:3-9. Sagradas Escrituras.

Porque YÁOHU UL nos abandonou? você grita. Eu lhe digo porque: é porque YÁOHU UL viu sua deslealdade divorciando suas mulheres que tinham sido fiéis a vocês através dos anos, os companheiros que fizeram os sagardos votos de cuidar e manter. Você foi unido à sua mulher por YÁOHU UL.

Sob o sábio plano de YÁOHU UL, quando vocês se casaram, vocês dois tornaram-se uma pessoa sob Sua vista. E o que Ele quer? Filhos santos da sua união. Portanto cuidado com suas paixões! Seja fiel à mulher de sua juventude.

Porque YÁOHU UL, o UL de Israel, diz: 'Odeio divórcio e homens cruéis! Portanto controle suas paixões - que não haja divórcio de suas mulheres.' Malaquias 2:14-16. Tanakh ou Sagradas Escrituras Hebraicas.

Então mesmo se o govêrno permite divórcios entre casais, as leis morais de YÁOHU UL superam as leis feitas pelo homem, especialmente com relação a divórcios, abortos e jôgo.

Eventualmente, o jôgo é mau porque YÁOHU UL proibe a cobiça ou desejo sobre as propriedades ou dinheiros de outros, resultando em misérias e perdas para milhões de famílias e seus dependentes. E os que perdem e os que ganham? Ninguém jamais ganha no jôgo a longo prazo. Dinheiro mau vai para finalidades mas e maus prazeres.

Só dinheiro honesto ganho através de trabalho honesto resiste e vai para as finalidades corretas. As penalidades certas reservadas para os jogadores são:

Eu darei suas mulheres e suas propriedades a outros, porque todos eles, grandes ou pequenos, profetas ou sacerdotes, têm uma finalidade na mente - ganhar o que não é deles. Jeremias 8:10.

Os salários dos corretos lhes dá vida, mas os ganhos dos maus lhes trazem punição. Provérbios 10:16.

O dinheiro desonesto míngua, mas aquele que junta dinheiro pouco a pouco o faz crescer. Provérbios 13:11.

Riqueza vinda do jôgo desaparece rapidamente, mas riqueza vinda do trabalho duro, cresce. Provérbios 13:11.

Esse é o fim de todos que vão atráz de ganhos mal obtidos; ele leva a vida daqueles que o ganham. Provérbios 1:19.

Alguém poderá acreditar ao contrário, mas são as palavras de YÁOHU UL que prevalecem e acontecem, não importa quem as conteste ou questione. As palavras de YÁOHU UL sempre interromperão as que aprovam, operam e patrocinam casinos de jogo. Ninguém está acima das leis de YÁOHU UL, ninguém.

Mas se os ganhos do govêrno originados dos casinos de jôgo (lotos, bingos sociais, sweepstakes e similares) forem usados para parques, instituições educacionais e outras finalidades sócio-beneficentes, poderá alguém dizer que são más?

Espere pelas manchetes dos dias vindouros, por edifícios escolares e outros edifícios explodidos por terroristas, inundações, tornados, grandes terremotos, pragas e similares, que aniquilarão completamente o que o govêrno presumivelmente tenha ganho das fontes de jôgo. E espere pelo julgamento final também....

Sempre olhe para o seu fim e não para os prazeres passageiros e aparentes benefícios, frutos da maldade durante o presente.

As palavras de YÁOHU UL sempre colidirão com aquelas de quem as violam flagrantemente.

Os convites para discussões sobre essa matéria são proibidos e portanto, se houver, serão polidamente recusados. O Messías YAOHÚSHUA proibe Seus discípulos se engajarem em inúteis discussões que somente levam a bate-bocas, brigas e orgulho. YÁOHU UL assegura que Seus filhos vivam sempre em paz e em estreita amizade com o RÚKHA-YAOHÚSHUA.

Em casos de conflitos de lealdade, o subordinado deverá sempre defender e estar ao lado da maior autoridade, não importa, e tentar dar o melhor de si para reconciliar a autoridade inferior em posto com a maior autoridade, e não ao contrário.

Abençoados são os pacificadores porque eles serão chamados de filhos de YÁOHU UL vivo. Man-YÁOHU (Matias) 5:9.

Aqueles que ficam no meio têrmo, que se sentam em cima do muro, por não ficarem ao lado e defendendo a mais alta autoridade, especialmente durante os tempos de necessidade, são na realidade o inimigo oculto de ambas as partes em conflito. Os que sentam no muro são sempre os reais perdedores depois que as confrontações entre autoridades tenham sido resolvidas. Porque? Porque ambas as partes não lhes confiarão nem os recompensarão por terem sido inconfiáveis em tempos de necessidade.

O subordinado deve agir como o mediador e pacificador durante conflitos por respeitosa reconciliação piedosa, gentil e humilde da mais baixa autoridade em posto para a mais alta autoridade.

Um exemplo comum é o conflito entre marido e mulher. O filho deve tomar partido, ser leal e sempre defender seu pai enquanto fazendo o melhor para reconciliar sua mãe com ele, por orações e dividindo com ela a palavra em relação à situação. Enquanto honrando ambos os pais e os obedecendo, o filho é também inclinado a obedecer à mais alta autoridade, o marido. A entrada das palavras de YÁOHU UL traz luz em todas as circunstâncias.

Se o filho toma partido e defende sua mãe contra o marido, não levará muito tempo até que a mãe e seu filho tornem-se amargos inimigos porque eles conjuntamente se rebelaram contra a mais alta autoridade, o marido, e tal rebelião é punível sob os olhos de YÁOHU UL. Sementes amargas produzem colheitas amargas.

Um perfeito exemplo de correta mediação, é o Messías YAOHÚSHUA Que reconciliou a humanidade perdida com YÁOHU UL , mas Ele estava sempre do lado de YÁOHU UL, quando surgiram conflitos de lealdade, continuamente defendendo o Pai YÁOHU UL.

Ora sua mãe e irmãos chegaram à casa cheia de gente onde Ele estava ensinando e eles mandaram recado para que Ele saisse e falasse com eles. 'Sua mãe e irmãos estão lá fora e querem vê-Lo', Lhe disseram.

Ele respondeu: 'Quem é minha mãe, Quem são meus irmãos?' Olhando para aqueles em volta d'Ele, disse: 'Estes são Minha mãe e irmãos! Quem quer que faça a vontade de YÁOHU UL é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe.' Marcos 3:31-35 Sagradas Escrituras.

Qualquer um que queira ser Meu seguidor deverá Me amar muito mais que seu próprio pai, mãe, esposa, filhos, irmãos ou irmãs - sim, mais do que sua própria vida - do contrário, não poderá ser Meu discípulo. E ninguém pode ser Meu discípulo se não carregar sua própria trave e seguir-Me.

Pode-se aplicar esses mesmos princípios em conflitos de lealdade entre govêrnos e cidadãos, pais e filhos, professores e estudantes, gerentes e trabalhadores, e assim por diante. O subordinado deve sempre orar por direção e sabedoria sobre como agir durante tais julgamentos e provas em sua vida.

P. Como se pode alcançar liberdade sob suas autoridades?

R. Por submissão e alegre obediência. O grau ao qual alguém se submete sob a proteção e disciplina de suas autoridades, é o mesmo grau ao qual lhe é dada liberdade.

Quanto mais se resiste e vai contra o desejo e ordens de suas autoridades, mais estrita e duramente elas tratarão com o subordinado. Quanto mais o subordinado agrada e obedece suas autoridades, mais elas estarão desejosas de lhe garantirem mais independência e liberdade.

Independência ganha por meio de rebelião, por outro lado, será amarga no fim, e muito sofrimento e penúria esperam aqueles que alcançam independência pela força, traição, rebelião, golpe ou luta armada.

Há um caminho que parece correto para o homem, mas que no fim leva à morte. Provérbios 14:12.

Não se junte à maioria que seja intencionada para o mal. Quando estiver no assento das testemunhas, não vacile no seu testemunho pelo humor da maioria presente e não incline seu testemunho a favor de um homem somente porque ele é pobre. Êxodo 23:2,3.

Testemunhamos muitos países da África que alcançaram independência por meio de rebelião e lutas armadas, e vejam os sofrimentos e penúria por que estão passando agora. Guerras civís, inflações, pragas, calamidades naturais, govêrnos instáveis, golpes e assim por diante. Essas são suas amargas colheitas por se rebelarem contra suas autoridades. Tornaram-se amargos inimigos um contra o outro, porque eles se uniram em rebelião contra suas anteriores autoridades. Seu laço comum é sua culpa sob os olhos de YÁOHU UL.

Liberdade real é quando os povos são realmente livres para obedecer e servir YÁOHU UL em paz, retidão, felicidade, saúde e prosperidade.

Os povos podem ganhar liberdade pela força de alguma espécie de ordem militar, familiar ou governamental, mas não ficarão livres da pobreza, endividamento, fome, pragas, calamidades naturais, analfabetismo, bem como lutas internas e conflitos, se usarem violência, terrorismo e rebelião como sua maneira de alcançar tal espécie de liberdade superficial. Mais cedo ou mais tarde, as palavras de YÁOHU UL se porão em dia com eles quando o tempo da colheita chegar.

Quanto mais um filho é obediente e cumpridor de deveres junto a seus pais, quanto mais lhe é confiada e dada mais liberdade pelos pais. Quanto mais o filho é teimoso e desregrado, quanto mais os pais são severos com ele e mais sua liberdade é restrita.

Esse princípio é aplicável e efetivo em qualquer situação onde quer que sejam encontrados os relacionamentos autoridade-subordinado.

P. O que você quer dizer por 'usurpação de autoridade?'

R. Usurpação de autoridade é quando alguém desempenha e age com uma capacidade que não está dentro dos objetivos devidamente designados de sua posição de autoridade, daí infringindo os objetivos de resposabilidade de outrem, normalmente de um superior.

O exemplo é quando o filho mais velho usurpa (agarra ou leva) a autoridade de seus pais e começa a dar ordens aos irmãos mais moços contra as estabelecidas políticas, regras e regulamentos fixados pelos pais.

Outro exemplo é o motim no ar ou no mar. Um oficial inferior usurpa o poder quando ele estimula outros a desobedecer o capitão e, em vez, seguir suas ordens por alguma alegada razão ou outra e isso é o que é chamado de motim.

Outro exemplo é quando funcionários do poder executivo do govêrno tentam usurpar os poderes do congresso e do judiciário. Ou os millitares usurpam o poder do govêrno civil dado um golpe e depois declarando-se como o govêrno legítimo.

Numa companhia, o supervisor poderá instigar entre os outros empregados a montarem uma greve contra a gerência e exigir que ele seja o gerente em substituição.

Nas instituições religiosas, a líder da comunidade feminina pode começar acusando seus principais líderes espirituais e executar deveres religiosos por elas mesmas.

Ou este exemplo das Escrituras de Shaúl executando os deveres que somente o profeta Shamu-Ul era qualificado por YÁOHU UL para fazer.

Por essa época Shaúl reinou por um ano. No segundo ano do seu reinado, ele selecionou do exército de três mil homens e levou consigo dois mil deles para Micmas e Monte Betel, enquanto os outros mil ficaram com Jônatas, filho de Shaúl, em Gibeá, na terra de Benjamim. O resto do exército foi mandado de volta.

Então Jônatas atacou e destruiu a guarnição dos filisteus em Gibeá. A notícia se espalhou rapidamente através da terra dos filisteus e Shaúl soou o chamado às armas através de Israel. Ele anunciou que tinha destruído a guarnição filistéa e informou seus homens que o exército de Israel rogou aos altos céus no que concerne aos filisteus. Então o exército todo de Israel se mobillizou de novo e se reuniu em Gilgal.

Os filisteus recrutaram um poderoso exército de três mil carruagens, seis mil cavalarianos e tantos soldados que eles eram tão compactos como a areia da praia e acamparam em Micmas a leste de Beth-Aven.

Quando os homens de Israel viram a vasta massa de tropas inimigas, eles perderam inteiramente a coragem e procuraram se esconder em cavernas, matagais, abrigos, entre as rochas e até em túmulos e cisternas.

Alguns cruzaram o Rio Jordão e fugiram para a terra de Gade e Gileade. Enquanto isso, Shaúl ficou em Gilgal e aqueles que estavam com ele tremiam de medo pelo que lhes esperava.

Shamu-Ul cedo tinha dito a Shaúl para esperar sete dias pela sua chegada, mas como ele ainda não tinha chegado e as tropas de Shaúl estavam fugindo, ele decidiu ele mesmo sacrificar as ofertas queimadas e as ofertas de paz.

Mas justamente quando ele estava acabando, Shamu-Ul chegou. Shaúl saiu para encontrá-lo e receber sua bênção, mas Shamu-Ul disse: que é que você fez?

Bem, respondeu Shaúl. Quando vi que meus homens estavam fugindo de mim e que você não tinha chegado pela hora que você dissera que viria e que os filisteus estavam em Micmas, prontos para a batalha, eu disse: os Filisteus estão prontos para marchar contra nós e eu nem pedi ajuda a YÁOHU UL! Então eu, relutando, ofereci as oferendas queimadas sem esperar que você chegasse.

Seu tolo! exclamou Shamu-Ul. Você desobedeceu a ordem de YÁOHU, seu UL. Ele estava planejando fazer você e seus descendentes, reis de Israel para sempre, mas agora sua dinastia deverá terminar; porque YÁOHU UL quer um homem que o obedeça. E Ele descobriu o homem que Ele quer e já o indicou como rei sobre seu povo, porque você não obedeceu às ordens de YÁOHU UL. 1 Shamu-Ul 13:1-14. Sagradas Escrituras.

E quando Absalão estava usurpando a posição do rei David como rei de Israel, pela qual Absalão sofreu aquela rápida, sangrenta e fatal punição de YÁOHU UL, como citado no livro 2 Shamu-Ul nas Sagradas Escrituras.

No cenário domiciliar, se o marido é espiritualmente fraco e é rebelde contra YÁOHU UL, uma de suas punições será a que eventualmente sua mulher terá sucesso em usurpar seus poderes. Então, observam-se famílias onde as mulheres são o chefe, quem faz as decisões finais, quem controla as finanças, quem decide sobre medidas disciplinares e quem manda em todos em volta. A mulher usurpou a autoridade do marido.

YÁOHU UL detesta as usurpações de autoridade de qualquer espécie.

A usurpação de autoridade é muitas vezes disfarçada em bases aparentemente razoáveis para disputa que muitas vezes leva os incautos à rebelião contra suas autoridades. As acusações são arremessadas contra aqueles que estão em posições de autoridade, reclamações são debatidas, originando descontentamento e murmúrios entre os ignorantes e finalmente instalando uma autoridade de mais baixo nível em substituição da que caiu. Trabalho de ha-satan, sem dúvida, porque ele veio para matar, roubar (o trabalho ou a posição de alguém) e destruir (a reputação e controle sobre os subordinados de alguém).

Descubra agora quais os usuais modus operandi desses maus espíritos envolvidos com usurpações de autoridade e como YÁOHU UL tratou com esses que cometeram tais maldades.

Vamos prosseguir para receber mais sabedoria escritural e conhecimento no PRÓXIMO segmento destes tópicos de despertamento espiritual agora...