Vocŕ pode clicar para fazer DOWNLOAD e salvar a versŃo completa do texto agora....

Obedeça ao govêrno, porque Y┴OHU UL é Aquele que o pôs ali. Não há governo em qualquer parte que Y┴OHU UL não o tenha empossado.

Portanto aqueles que se recusam a obedecer às leis da terra estão desobedecendo a Y┴OHU UL e o castigo seguirá.

Os policiais não amedrontam o povo que está agindo corretamente; mas aqueles que praticam o mal sempre os temem.

Portanto se você não quer ter medo, respeite as leis e se sentirá bem.

O policial lhe é enviado por Y┴OHU UL para ajudá-lo. Mas se você estiver fazendo algo errado, certamente estará com medo, porque esse o punirá. Ele é enviado por Y┴OHU UL exatamente para essa finalidade.

Então obedeça às leis por duas razões: primeiro, para evitar ser punido e, depois, somente porque você sabe que deve.

Pague seus impostos, também, por essas mesmas duas razões. Funcionários do govêrno precisam ser pagos afim de que possam continuar fazendo o trabalho de Y┴OHU UL, servindo a você.

Pague a todos o que devem receber: pague seus impostos e ônus importantes prazerosamente, obedeça a todos acima de você e honre e respeite todos a quem isso é devido. Romanos 13:1-7 - Escrituras Sagradas

Ore pelo Chefe de Estado e todos os demais que têm autoridade sobre você ou estão em lugares de alta responsabilidade, afim de que você possa viver em paz e tranqüilidade, gastando seu tempo em vida santa e pensando bastante acerca do MessÝas YAOH┌SHUA. Isso é bom e agrada Y┴OHU UL. 1 Y┴OHU-tám (Timóteo) 2:2-3

Suas esposas devem se submeter à liderança de seus maridos da mesma maneira que você se submete ao Molkhiúl YAOH┌SHUA.

Um marido está encarregado de sua mulher da mesma maneira que o MessÝas YAOH┌SHUA está encarregado do Seu corpo, a Oholyßo (Congregação). Ele deu Sua própria vida para cuidar dele e ser seu Salvador!

Portanto vocês esposas devem voluntariamente obedecer a seus maridos em tudo, da mesma forma que a Oholyßo (Congregação) obedece ao MessÝas YAOH┌SHUA.

E vocês, maridos, demonstrem a mesma espécie de amor a suas esposas que o MessÝas YAOH┌SHUA demonstrou à Oholyßo (Congregação) quando Ele morreu por ela para santificá-la e limpá-la, lavada por imersão na Palavra de YAOH┌SHUA; afim de que Ele pudesse dar a Si mesmo a gloriosa Oholyßo (Congregação) sem a menor mancha ou ruga ou qualquer outra imperfeição, sendo sagrada e sem a menor falha.

Isto é como os maridos devem tratar suas esposas, amando-as como parte deles próprios.

Desde que um homem e sua mulher são agora um, o homem realmente está fazendo um favor a si mesmo quando ama sua mulher.

Ninguém odeia seu próprio corpo, mas carinhosamente cuida dele, da mesma forma que o MessÝas YAOH┌SHUA cuida do seu corpo, a Oholyßo (Congregação), do qual somos parte.

(Que marido e mulher são um corpo está provado pelas Escrituras que dizem: 'O homem deverá deixar seu pai e sua mãe quando casa, de forma que possa ser perfeitamente unido à sua mulher e os dois serem um).

Sei que isso é difícil de compreender mas é uma demonstração da maneira como são as partes do corpo do MessÝas.

Por isso repito, o homem deve amar sua mulher como parte de si mesmo e sua mulher deve encarar isso com profundo respeito a seu marido - obedecendo, orando e honrando-o.

Crianças obedeçam a seus pais; essa é a coisa certa a fazer porque Y┴OHU UL colocou-lhes uma autoridade sobre vocês.

Honre seus pais e mães. Êste é o primeiro dos mandamentos de Y┴OHU UL que termina com uma promessa.

E esta é a promessa: se você honra seu pai e mãe, sua vida será longa e cheia de bênçãos.

E agora uma palavra aos pais. Não fiquem ralhando e censurando seus filhos, tornando-os raivosos e resentidos. Melhor, eduque-os com disciplina amorosa que o próprio Molkhiúl YAOH┌SHUA aprova com admoestações e recomendações bíblicas.

Trabalhadores, obedeçam a seus empregadores, esforcem-se em dar-lhes o melhor de si. Sirva-os como se ao próprio MessÝas YAOH┌SHUA.

Não trabalhem esforçadamente quando seu empregador está olhando e em seguida relaxem quando ele não está olhando; trabalhem duro e alegremente todo o tempo, como se trabalhando para o MessÝas, fazendo a vontade de Y┴OHU UL com todo seu coração.

Lembre-se, Y┴OHU UL lhe pagará por qualquer boa ação que você fizer, quer você esteja preso ou livre.

E vocês, empregadores, devem tratar seus empregados corretamente, da mesma forma que eu os ensinei a tratá-los. Não fiquem ameaçando-os; lembrem-se, vocês mesmos são empregados do MessÝas, vocês têm o mesmo Chefe que eles e Ele não tem favoritos. Efésios, 5:22-6:9 - Sagradas Escrituras.

Obedeçam a seus líderes espirituais e estejam dispostos a fazer o que eles dizem. Porque seu trabalho é vigiar suas almas e Y┴OHU UL julgará quão bem o fizeram.

Dê-lhes motivo para relatar alegremente sobre você ao Molkhiúl YAOH┌SHUA, e não com tristeza, porque então você sofrerá por isso também. Hebreus, 13:17 - Sagradas Escrituras.

Por causa de Y┴OHU UL, obedeça a cada lei do seu govêrno; aquelas do seu Presidente como Chefe de Estado e aquelas dos seus funcionários, pois Ele os enviou para punir todos os que fazem errado e para honrar aqueles que agem corretamente.

É desejo de Y┴OHU UL que suas vidas vitoriosas silenciem aqueles que condenam loucamente a Maravilhosa Mensagem sem saber o que ela pode fazer por eles, nunca tendo experimentado seu poder.

Você está livre da lei mas isso não quer dizer que você está livre para fazer o errado. Viva como aqueles que estão livres para fazer sempre somente o desejo de Y┴OHU UL.

Mostre respeito para com todos. Ame seus amigos que creem sempre no MessÝas YAOH┌SHUA. Temam Y┴OHU UL e honrem o govêrno.

Subordinados, vocês devem respeitar suas autoridades e fazer tudo que elas lhes digam: - não somente se elas são benevolentes e razoáveis, mas se elas são duras e cruéis.

Louve nosso Molkhiúl YAOH┌SHUA se você for punido por ter feito certo!

Certamente você não obterá crédito por ser paciente quando penalizado por ter feito errado, mas se você faz certo e sofre por isso e é paciente debaixo da punição, Y┴OHU UL ficará bem satisfeito.

Êsse sofrimento é parte do trabalho que Y┴OHU UL lhe deu. O MessÝas YAOH┌SHUA, Que sofreu por você, é seu exemplo. Siga Seus passos.

Ele nunca pecou, nunca disse uma mentira, nunca respondeu quando insultado; quando sofreu, Ele não ameaçou para se vingar; Ele deixou Sua causa nas mãos de Y┴OHU UL, Que é sempre justo. 1ª Pedro 2:13-23 - Sagradas Escrituras.

Esposas, acomodem-se nos planos de seus maridos, porque se eles se recusarem a ouvir quando vocês lhes falam sobre o Molkhiúl YAOH┌SHUA, eles serão vencidos pelo seu comportamento respeitoso. Suas vidas santas lhes falarão melhor do que quaisquer palavras.

Não se procupem com a beleza exterior que depende de jóias ou roupas bonitas ou penteados. Sejam bonitas internamente, com o encanto duradouro de um espírito gentil e quieto que é tão valoroso para Y┴OHU UL. Essa espécie de profunda beleza foi vista nas santas idosas que creram em Y┴OHU UL e se acomodaram nos planos de seus maridos.

Sara, por exemplo, obedeceu a seu marido Abraão, honrando-o como chefe da casa. E se você fizer o mesmo, estará seguindo seus passos como filhas obedientes e fazendo o que é correto, então vocês não precisam temer de estar ofendendo seus maridos.

Vocês maridos devem ser cuidadosos com suas esposas, preocupados com suas necessidades e considerando-as como do sexo frágil. Lembrem-se de que você e sua esposa são sócios recebendo bênçãos de Y┴OHU UL e se você não a trata como deve, suas orações não obterão prontas respostas.

E agora esta palavra para todos vocês: Vocês devem ser como uma grande e feliz família, cheios de simpatia entre si, amando um ao outro com ternos corações e mentes humildes.

Não retribua o mal com o mal. Não retruque àqueles que lhes dizem coisas ofensivas de você. Ao contrário, ore pela ajuda de Y┴OHU UL a eles, porque nós devemos ser gentís com os outros e Y┴OHU UL nos abençoará por isso. 1ª PEDRO 2:13-3:9 - Sagradas Escrituras.

Caros irmãos, prestigiem os de sua Oholyßo (Congregação) que trabalham entre vocês e os previnem contra tudo que é errado. Lembrem-se deles elevadamente e dê-lhes seu amor de todo o coração porque eles estão trabalhando duro para ajudá-lo. E lembrem-se: nada de discussões entre vocês. Tessalonicenses 5:12-13 - Sagradas Escrituras.

Nunca retribua o mal com o mal. Faça as coisas de tal maneira que qualquer um possa ver claramente que você é totalmente honesto.

Caros amigos, nunca se vinguem. Deixem isso para Y┴OHU UL porque Ele disse que Ele retribuirá àqueles o que merecerem. (Nunca assuma a lei nas suas prórias mâos). Ao contrário, alimente seu inimigo se ele estiver com fome. Se ele estiver com sêde, dê-lhe algo para beber e você estará 'amontoando brasas em sua cabeça.' Em outras palavras: ele se sentirá muito envergonhado pelo que fez a você.

Não deixe o mal predominar e conquiste-o pela bondade. Romanos 12:17-21 - Sagradas Escrituras.

Vocês esposas, submetam-se a seus maridos, porque isso é o que o Molkhiúl YAOH┌SHUA planejou para vocês. E vocês maridos devem ser amorosos e carinhosos para com suas esposas e não amargos ou ásperos contra elas.

Vocês crianças devem sempre obedecer a seus pais porque isso agrada o Molkhiúl YAOH┌SHUA. Pais não ralhem demasiadamente com suas crianças porque elas podem ficar desencorajadas e deixar de tentar.

Vocês trabalhadores devem sempre obedecer a seus empregadores terrenos, não somente tentando agradá-los quando estão lhe observando, mas sempre; obedeça-os prazerosamente por causa de seu amor por YAOH┌SHUA, o Chefe e porque você quer agradá-Lo.

Trabalhe duro e alegremente em tudo que você fizer, exatamente como se você estivesse trabalhando para o próprio Molkhiúl YAOH┌SHUA e não meramente para seus empregadores, lembrando que é YAOH┌SHUA, o MessÝas, Que estará pagando você, dando-lhe sua porção integral de tudo que Ele possui. Ele é realmente para quem você está trabalhando.

E se você não produz o melhor para Ele, Ele lhe pagará de forma que você não gostará porque Ele não tem favoritos especiais que podem se esquivar.

Vocês empregadores devem ser justos e equitativos com todos os seus subordinados. Lembrem-se sempre que vocês, também, têm um Chefe no céu Que o está observando de perto. Colossenses 3:18-4:1 - Sagradas Escrituras.

Qualquer um que quizer ser Meu seguidor deverá amar-Me muito mais do que ele ama seu próprio pai, mãe, filhos, irmãos ou irmãs - sim, mais do que sua própria vida - caso contrário, ele não poderá ser Meu discípulo. E ninguém poderá ser Meu discípulo quem não carrega sua própria trave e segue-Me.

Aqueles que lhes saudam estão saudando a Mim. E aqueles que lhes rejeitam estão rejeitando a Mim. E aqueles que rejeitam a Mim estão rejeitando a Y┴OHU UL Que Me mandou.

Quando os setenta discípulos voltaram, eles alegremente informaram-No: 'Até os demônios nos obedecem quando usamos Seu nome!'

Sim, Ele lhes disse: Eu vi ha-satan (satanás) caindo do céu como um relâmpago. E Eu dei-lhes autoridade sobre todo o poder do inimigo e de andar entre serpentes e escorpiões e esmagá-los. Nada os ferirá! Todavia, o importante não é que demônios obedecem a vocês, mas que seus nomes estão registrados como cidadãos no céu. Lucas 10:17-20 - Sagradas Escrituras.

Uma árvore é reconhecida pelos seus frutos. Uma árvore de uma variedade selecionada produz um maravilhoso fruto, as variedades pobres, não. ManIÁURRU (Mateus) - 12:33 - Sagradas Escrituras.

Então a mãe de Y┴OHU-cáf e Y┴OHU-rránam, os filhos de Zebedeu, os trouxe a YAOH┌SHUA e respeitosamente pediu-lhe um favor.

'E qual é seu pedido?' Ele perguntou.

Ela respondeu: 'No Seu Reino, permitirá que meus dois filhos sentem em dois tronos junto ao Seu?'

Mas YAOH┌SHUA disse-lhe: 'Você não sabe o que está pedindo!'

Então Ele virou-se para Y┴OHU-cáf (Jacó) e Y┴OHU-rránam (João) e perguntou-lhes: Vocês são capazes de beber da mesma terrível taça que Eu estou a ponto de beber? 'Sim, nós somos capazes!'

'De fato, vocês beberão dela', Ele lhes disse. Mas não tenho direito de dizer quem sentará nos tronos próximos a Mim. Êsses lugares estão reservados para pessoas que o Meu ABU (Pai) escolhe.

Os outos dez discípulos ficaram indignados quando ouviram o que Y┴OHU-cáf e Y┴OHU-rránam tinham pedido.

Mas o Molkhiúl YAOH┌SHUA chamou-os juntos e disse: 'Entre os pagãos, reis são tiranos e cada oficial subalterno comanda os que são inferiores.'

Mas entre vocês é bem diferente. Qualquer um desejoso de ser um líder entre vocês, deve ser seu serviçal.

E se você quizer ficar bem no tôpo, deverá servir como um escravo.

Sua atitude deve ser como a Minha própria, porque Eu, o MessÝas, não vim para ser servido, mas para servir e dar Minha vida como um resgate para muitos. ManIÁURRU (Mateus) 20:20-28 - Sagradas Escrituras.

Deixe Y┴OHU UL educar você porque ele está fazendo o que qualquer pai amoroso faz por seus filhos. Quem já ouviu falar de um filho que nunca foi corrigido? Se Y┴OHU UL não o pune quando você precisa como outros pais punem seus filhos, então isso significa que vocês não são realmente filhos de Y┴OHU UL - que vocês seguramente não pertencem à Sua família.

Uma vez que respeitamos nossos pais aqui na terra, embora eles nos punam, não deveremos todos mais alegremente submetermo-nos à educação de Y┴OHU UL de forma que possamos realmente começar a viver?

Nossos pais terrenos nos educaram por uns poucos anos, fazendo o melhor por nós que sabiam, mas a correção de Y┴OHU UL é sempre perfeita e para nosso pleno benefício, afim de que possamos dividir Sua santidade.

Ser punido não é agradável enquanto acontece - dói! Mas depois podemos ver os resultados, um tranqüilo crescimento em graça e caráter! Hebreus 12:7-11 - Sagradas Escrituras.

Aqui está um exemplo de Y┴OHU-rránam (João) pregando para as multidões que vieram procurando imersão em água: Ó raça de cobras! Vocês estão tentando escapar do inferno sem que verdadeiramente se voltem para Y┴OHU UL! É por isso que vocês querem ser imersos em água! Primeiro vão e provem pela maneira pela qual vocês vivem que estão realmente arrependidos.'

E não pensem que estão livres porque são descendentes de Abraão. Isso não basta. Y┴OHU UL pode transformar essas pedras do deserto em filhos de Abraão!

O machado do Seu julgamento está colocado sobre vocês, pronto para separar suas raízes e derrubá-los. Sim, toda árvore que não produz bons frutos será cortada e jogada no fogo.

A multidão respondeu: o que quer que façamos?

Se você tem dois casacos, respondeu, dê um para o pobre. Se você tem comida de sobra, dê para aqueles que estão com fome.

Até cobradores de impostos - notórios pela sua corrupção - vieram para serem mergulhados e perguntaram: 'Como poderemos provar-lhe que abandonamos nossos pecados?'

'Pela sua honestidade', respondeu ele. Assegurem-se de que não cobrarão mais impostos do que o govêrno Romano exige de vocês.'

'E nós? Perguntaram alguns soldados, o que fazemos?'

Y┴OHU-rránam respondeu: 'Não extorça dinheiro por ameaças e violência, não acuse ninguém daquilo que você sabe que não fez e contente-se com seu pagamento.' Lucas 3:7-14 - Sagradas Escrituras.

Feliz é o homem com um filho sensato, disse a mãe de um rebelde. Provérbios 10:1.

O homem sensato se agrada de ser instruído, mas um tolo auto-suficiente cai de rosto no chão.

'Um homem equilibrado tem passos firmes, mas um trapaceiro escorregará e cairá.' Provérbios 10:19

'O equilibrado nunca perderá as bênçãos de Y┴OHU UL, mas o malvado perderá tudo.' Provérbios 10:30.

Y┴OHU UL detesta trapaças e se delicia com a honestidade. Homens orgulhosos terminam em vergonha, mas os mansos se tornam sábios.

'O homem mau fica rico momentaneamente, mas a recompensa do equilibrado permanece para sempre. Provérbios 11:18.

'Se até os corretos serão recompensados aqui na terra, quanto mais os malvados.' Provérbios 11:31.

'Para aprender, você deve desejar ser ensinado. Recusar censura é estúpido.' Provérbios 12:1.

'A justiça exalta a nação, mas o pecado é uma reprovação para qualquer povo.' Provérbio 14:34.

'Um filho cordato alegra seu pai. Um filho rebelde entristece sua mãe.' Provérbios 15:20.

'Quando um homem está tentando agradar Y┴OHU UL, ele se compõe com seus piores inimigos para estar em paz com eles. Provérbios 16:7.

'Y┴OHU UL ajudará a autoridade para julgar o povo corretamente, há necessidade que não haja êrros.' Provérbios 16:10.

Y┴OHU UL exige razoabilidade em qualquer negócio. Ele estabeleceu esse princípio' Provérbios 16.11.

'É uma coisa horrível para um líder fazer o mal. Seu direito de governar depende de sua razoabilidade.' Provérbios 16:12.

'A autoridade se alegra quando seus subordinados são verdadeiros e razoáveis.' Provérbios 16:13.

'A cólera da autoridade é um mensageiro da morte e um homem sábio a apaziguará.' Provérbios 16:14.

'Muitas graças chovem sobre aqueles que agradam a autoridade.' Provérbios 16:15

'Quão melhor é a sabedoria que o ouro e a compreensão que a prata.' Provérbios 16:16.

'O caminho do correto se dirige para longe do mal; aquele que segue esse caminho estará seguro.' Provérbios 16:17.

'Se você retribui a bondade com o mal, a maldição permanecerá sobre sua casa.' Provérbios 17:13.

'Y┴OHU UL despreza aqueles que dizem que o mal é bom e ser correto é mau.' Provérbios 17:15.

'Soberba termina em destruição; humildade termina em honra.' Provérbios 18:12

'Discipline seu filho nos seus tenros anos enquanto há esperança. Se você não fizer isso, arruinará sua vida.' Provérbios 19:18.

'Y┴OHU UL tira a luz da pessoa que amaldiçoa seu pai ou mãe.' Provérbios 20:20.

'Não retribua o mal com o mal. Espere que Y┴OHU UL trate do assunto.' Provérbios 20:22.

'Y┴OHU UL se repugna de todas as espécies de trapaças e desonestidades.' Provérbios 20:23.

'Se a autoridade é bondosa, honesta e justa, sua administração permanece segura.' Provérbios 20:28.

'Da mesma forma como a água é dirigida para bacias de irrigação, também Y┴OHU UL dirige os pensamentos da autoridade. Ele os dirige para onde Ele quer.' Provérbios 21:1.

'Verdadeira humildade e respeito a Y┴OHU UL leva o homem a riquezas, honra e vida longa.' Provérbios 22:4.

'Eduque uma criança no caminho correto e quando mais velha permanecerá nele.' Provérbios 22:6.

'Aquele que valoriza a graça e a verdade é o amigo da autoridade.' Provérbios 22:11.

'O coração de um jovem está cheio de rebelião, mas a punição o livrará disso.' Provérbios 22:15.

'Não falhe em corrigir seus filhos; a disciplina não os machucará! Eles não morrerão se você usar uma vara neles! Punições mantê-los-ão fora do inferno.' Provérbios 23:13-14.

'Ó filho meu, seja esperto e mantenha-se no caminho de Y┴OHU UL; não se embebede com beberrões e glutões, porque eles estão no caminho da pobreza. E lembre-se que dormir demais veste a pessoa com andrajos.' Provérbios 23:19-21.

Minha criança, cuide onde pisa ante Y┴OHU UL e suas autoridades, e não se envolva com radicais. Porque você cairá com eles em inesperado desastre, e quem sabe onde isso tudo acabará?

'É errado condenar os pobres e deixar livres os ricos. Aquele que diz ao malvado 'você está inocente', será amaldiçoado por muitos de muitas nações; mas bênçãos choverão sobre aqueles que censuram o pecado sem medo.' Provérbios 24:21-25.

Quando você remove a escória da prata, você obtém boa prata pronta para o prateiro. Quando você remove corruptos de perto da autoridade, seu reino será justo e íntegro.

'Não exija uma audiência com a autoridade como se você fosse algum príncipe poderoso. É melhor esperar por um convite do que ser mandado de volta para o fim da fila, publicamente envergonhado,' Provérbios 25:4-7.

'Censura aberta é melhor do que amor escondido!' Provérbios 27:5.

'Um trabalhador poderá comer do pomar que ele cuida; qualquer um que protege os interesses de outrem deverá ser recompensado.' Provérbios 27:18.

'Quando há declínio moral numa nação, seu govêrno cai facilmente, mas com líderes honestos e sensíveis há estabilidade.' Provérbios 28:2.

'Reclamar da lei é louvar a maldade. Obedecer à lei é combater o mal. Homens maus não compreendem a importância da justiça, mas aqueles que seguem Y┴OHU UL estão mais preocupados com ela.' Provérbios 28:4-5.

'Somente um líder estúpido oprimirá seu povo, mas uma autoridade terá um reinado longo se odiar desonestidade e subornos.' Provérbios 28:16.

'O homem que é repetidamente reprovado e recusa aceitar críticas repentinamente estará falido e nunca terá outra chance. Com homens corretos na autoridade, o povo se alegra, mas com os malvados no poder, eles gemem.' Provérbios 29:1-2.

'Repreensões e palmadas numa criança ajuda-a a aprender. Deixada a si mesma ele traz vergonha à sua mãe.' Provérbios 29:14-15.

'Discipline seu filho e ele lhe trará felicidade e paz de espírito.' Provérbios 29:17.

'Mime um servo desde a infância e ele esperará que o trate como um filho!' Provérbios 29:21.

Obedeça sua autoridade como você jurou fazer. Não fique sempre tentando não fazer o seu dever, mesmo quando não é agradável. A autoridade pune aqueles que desobedecem. O comando da autoridade é suportado por grande poder e ninguém pode refutar ou questioná-la.

'Aqueles que o obedecem não serão punidos. O homem sábio achará tempo e maneira de fazer o que lhe foi dito. Sim, há um tempo e uma maneira para tudo, embora a preocupação permanece pesada sobre ele; como poderá ele evitar o que não sabe que vai acontecer?' Eclesiastes 8:2-6.

'Nunca amaldiçoe a autoridade, nem mesmo nos seus pensamentos, ou nem mesmo o homem rico, pois um passarinho lhes dirá o que você disse!' Eclesiastes 10:20.

'Se sua autoridade está zangada com você, ou o acusa de algo de que você está inocente, não desista! Um espírito tranqüilo aquietará seu mau humor.' Eclesiastes 10:4.

'Não se una à maioria mal intencionada. Quando sentado no banco das testemunhas, não vacile no seu testemunho pelo humor da maioria presente, e não incline seu testemunho a favor de um homem somente porque ele é pobre.' Êxodo 22:2,3.

P. O que você quer dizer por 'autoridades' e 'subordinados'?

R. Autoridade - pessoa ocupando a posição, poder e função para exercer o domínio, controle, supervisão sobre subordinados em jurisdições predefinidas, de quem também se requer dar proteção, segurança, ajuda e outras provisões necessárias aos subordinados.

Subordinados - aqueles sujeitos à proteção, controle, supervisão, suporte, ajuda e administração por mais altas autoridades para manter uma conduta ordenada e fornecer diretivas adequadas.

P. Quem são nossas autoridades?

R. Primeiro, está o govêrno do país do qual se é cidadão, e normalmente onde também reside. No termo 'govêrno' estão incluídas todas as unidades políticas e instrumentação pela qual qualquer país em particular é governado, incluindo, mas não limitado a isso, o chefe de estado (presidente, rei ou rainha), promotor chefe, promotores, magistrados, senadores e representantes, governadores, prefeitos, chefes de estado maior das forças armadas do estado, chefe de polícia e seus homens e assim por diante, dependendo de que tipo de govêrno está no poder e em completo controle.

Alguns países são governados por juntas militares e outros por dinastias, enquanto outros são governados por partidos políticos e outros são dirigidos por realezas e/ou clérigos religiosos.

Qualquer que seja a forma de govêrno que mantém o poder no país em que se é cidadão ou residente, esse govêrno é uma das autoridades individuais legítimas às quais ele está obrigado a se submeter e ficar sob seu controle, proteção e leis, que estão agradando a visão de Y┴OHU UL.

Segundo, está a organização religiosa (mais comumente chamada de 'igreja' ou 'comunidade') à qual escolheu para pertencer e tornar-se um participante ativo.

Terceiro, estão os pais, se alguém ainda está solteiro, e aquêles incluem seu legítimo padrasto ou madrasta, se seus pais biológicos estão falecidos. Quem quer que seja mulher ou marido legal de seu pai ou mãe biológicos, não é sua legítima autoridade se seu outro verdadeiro pai ou mãe biológicos ainda está vivo, embora separado por uma sentença de divórcio ou mesmo se a separação se deu através de longos anos.

Lembrem-se, quando leis humanas estão em contradição com as leis morais de Y┴OHU UL como definido em Sua Palavra, você está obrigado a obedecer às mais altas leis morais e estão perdoados por desobedecer às leis humanas.

Um bom exemplo será o assunto casamento e divórcio. Y┴OHU UL detesta divórcio mas alguns govêrnos legalmente o permitem. As mais altas leis morais de Y┴OHU UL devem prevalecer em tais situações.

Quem quer que seja que se divorcie de sua mulher, exceto por fornicação, faz com que ela cometa adultério e quem quer que case com uma mulher divorciada estará cometendo adultério, disse Molkhiúl (Rei) YAOH┌SHUA.

Outro exemplo das leis morais de Y┴OHU UL superando as leis humanas é quando govêrnos restringem a livre reunião de crentes para adorar e louvar Y┴OHU UL, como em alguns govêrnos ateus ou comunistas, caso no qual Y┴OHU UL espera que o crente nessa situação O obedeça quaisquer que sejam as conseqüências.

Quarto, é o marido sendo chefe da família, se a mulher está legalmente casada com ele.

Se acontecer de você ser uma criança, filho ou filha, numa família, então seus pais mais seus irmãos e irmãs mais velhos solteiros são suas autoridades na cadeia de comando de Y┴OHU UL.

Quinto, estão seus empregadores e todos aqueles mantendo posições superiores às suas onde quer que você esteja empregado; nessa categoria estão incluídos seus senhorios (se você aluga uma casa), seu gerente, supervisor, chefe ou capataz. Todavia se você é ainda um estudante, então os chefes, mestrres, professores e decanos da instituição educacional na qual você está matriculado são as autoridades legítimas que deverão ser respeitadas, obedecidas e seguidas.

P. Quem são seus subordinados?

R. Se você é um funcionário do govêrno ou burocrata, então o objetivo legalmente estabelecido de sua autoridade e poderes são aqueles sujeitos à sua jurisdição ou área de responsabilidade e controle. Por exemplo, a jurisdição do presidente está somente dentro da integridade terriotorial do país do qual ele é o chefe. O presidente de um país não pode exercer controle sobre os cidadãos de outro país porque isso está além de sua jurisdição.

Da mesma forma, no caso de governadores, prefeitos, juízes e outro pessoal militar e policial, eles também têm suas áreas limitadas de jurisdição onde eles podem legalmente executar suas funções e deveres, mas nunca além.

Se alguem é residente de um país estrangeiro, então ele estará sujeito às autoridades executivas, judiciais, militares e policiais daquele lugar, quer ele seja um cidadão dali ou não.

Embora ele não esteja habilitado a todos os direitos como cidadão daquele país estrangeiro, ainda e mais, ele está sujeito às suas próprias leis em paz e ordem, seja ele um visitante ou um residente permanente daquele país. Portanto, ele terá que respeitar suas leis indiferentemente.

Y┴OHU UL não espera ninguém obedecer ou se submeter às ordens e comandos do rei ou presidente de um país do qual não é cidadão. Se você é um cidadão Canadense, você não está obrigado a obedecer às promulgações do Presidente do México, a menos que você seja um residente lá.

Portanto um funcionário do govêrno ou empregado deverá estar certo de que ele só exerce seus deveres, poderes e influências sobre aqueles em que ele tenha jurisdição legal (cobertura de administração). De outra forma, se alguém vai além da sua área legítima de responsabilidade e comando, Y┴OHU UL não apoia e nunca espera submissão de subordinados nesses casos excepcionais.

Se alguém é lider de uma organização religiosa, então todos os congregados ou membros registrados de sua organização religiosa são seus subordinados se essa é a maneira que a organização é governada.

Pelas escrituras todavia, a real Cabeça da legítima Comunidade de Y┴OHU UL é ninguém senão YAOH┌SHUA, o próprio MessÝas. Muitas igrejas são governadas por Juntas de Diáconos que indicam pastores e outros ministros. Nesses casos então, o presidente e membros das Juntas de Diáconos são as pessoas investidas de autoridade em tais organizações religiosas - a quem os pastores e ministros respondem.

Pelas escrituras todavia, todos os membros da legítima Comunidade de Y┴OHU UL são irmãos e Y┴OHU UL coloca esses com aptidões diferentes para edificar seu rebanho sob a direção de 'R┌KHA-YAOH┌SHUA' e com o MessÝas YAOH┌SHUA como a cabeça do corpo místico. Em outras palavras, a maneira das escrituras de liderar o corpo de crentes na Comunidade de Y┴OHU UL pela liderança de servos, o maior sendo o servo de todos.

O Rei YAOH┌SHUA disse: 'Entre os pagãos, reis são tiranos e cada oficial menor domina sobre eles. Mas entre vocês é bem diferente. E se você quizer ficar lá no topo, deverá servir como um escravo.'

Se alguém é pai, então seus subordinados são os filhos legítimos e legalmente adotados, mais os auxiliares domésticos, os mordomos, cozinheiros, serventes, motoristas, jardineiros e outros que são seus empregados domésticos. As crianças de um pai vizinho não são seus subordinados, porque exercer controle sobre eles será ir além de sua responsabilidade, controle e jurisdição.

Se alguém é marido, então sua esposa legalmente casada está incluída como um dos seus subordinados junto com as crianças e todos trabalhando dentro do lar, incluindo trabalhadores agrícolas, se houver.

Se alguém é uma criança, filho ou filha, então suas irmãs ou irmãos mais novos que ainda estão solteiros são seus subordinados, mais aqueles no seu lar que estão trabalhando ou servindo sob seu comando.

Os filhos de uma irmã ou irmão (sobrinhos) não são seus subordinados, nem seus primos mais novos. Isso seria ir além dos legítimos limites.

Se alguém é um educador, diretor, professor, decano ou treinador, então seus subordinados são todos os estudantes e alunos que estão sob sua tutela, proteção, orientação e disciplina, na medida em que suas atividades educacionais são concernentes a cada departamento respectivo.

Se alguém é um gerente de negócios ou representante de emprêsa ou empregado, então aqueles na sua companhia ou lugar de negócios em escala inferior à sua são seus subordinados.

Se alguém é um motorista de ônibus ou maquinista de trem, piloto aéreo ou capitão de navio, então todos os passageiros são seus subordinados enquanto estão em trânsito com ele, juntamente com seus oficiais mais moços e assistentes.

Se alguém possui hoteis, apartamentos, casas ou quartos ou qualquer outra coisa para aluguel ou arrendamento, então seus locatários e arrendatários são seus subordinados, somente com relação àqueles pertinentes à sua relação arrendatário-arrendador, mas não além.

Lixeiros municipais são autoridades na medida em que se refere à coleta de lixo, especialmente em relação ao apoio à sua devida remoção e manutenção da limpeza.

Numa típica estrutura empresarial de negócios, a fonte usual de autoridade são os acionistas que anualmente elegem os membros da Junta de Diretores que, então, indica os funcionários gerentes para dirigir a organização sob sua direção, supervisão e controle. A gerência é responsável junto à Junta de Diretores que, por sua vez, é responsável junto aos acionistas.

O seu provedor de serviços Internet (PSI) e o hospedeiro do seu servidor local WWW é uma das suas seculares autoridades às quais Y┴OHU UL espera que você apresente comportamento devido e atitudes corretas, na medida em que se trate de assuntos pertinentes à Internet, mas não além disso.

P. Quem instituiu esse sistema de governo e proteção?

R. Y┴OHU UL instituiu esse sistema de autoridades e subordinados para as finalidades principais de desenvolver traços de caráter desejáveis entre aqueles que são liderados e para promover disciplina, conduta correta e virtudes nobres entre eles.

Todos a favor da prevenção do mal e maldade entre os subordinados; em outras palavras: promover virtudes e dominar o mal - porque desde a queda no paraíso, o homem perdeu sua ligação espiritual direta e imediata de subordinação a Y┴OHU UL.

Êsse arranjo ou organização foi instituído desde a sua criação. Lembrem-se também que Y┴OHU UL confiou toda a autoridade e poder sobre toda Sua criação a Adão como a cabeça federal dêste planeta Terra e Y┴OHU UL criou Khavyßo (Eva) para ser a companheira ou auxiliar de Adão. Diretamente sobre ambos estava Y┴OHU UL Que é o Altíssimo, o Todo Poderoso, sob quem Adão deveria exercer e desempenhar seus deveres (como jardineiro do paraíso de Y┴OHU UL, entre outros). Mas então a queda da humanidade ocorreu no paraíso.

Y┴OHU UL colocou o homem no Jardim do Éden como seu jardineiro para tratar e cuidar dele.

Mas Y┴OHU UL deu ao homem êste aviso: 'Você pode comer qualquer fruto do jardim, exceto o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal - porque esse fruto abrirá seus olhos para conhecer o bem e o mal, o certo e o errado. Se você comer dêsse fruto, você será condenado a morrer.

E Y┴OHU UL disse: 'Não é correto o homem ficar sozinho; farei uma companheira para ele, uma ajudante adequada às suas necessidades.'

Então Y┴OHU UL formou da terra cada espécie de animal e pássaro e trouxe-os ao homem para ver como ele os chamaria; e o quer que ele os chamasse, esse seria o seu nome. Mas ainda aí não havia adequada auxiliadora para o homem.

Então Y┴OHU UL fez o homem cair em sono profundo e tomou uma de suas costelas, fechou o lugar donde Ele havia removido e transformou a costela numa mulher - e apresentou-a ao homem. Gênesis 2:15-22.

Mas quando ha-satan (satanás) enganou Khavyßo, que, por sua vez, seduziu Adão a tal ponto que Adão e Khavyßo se rebelaram contra Y┴OHU UL e implicitamente se submeteram ao domínio da serpente; então começou ativa usurpação por ha-satan do poder e autoridade de Adão na terra.

A serpente foi a mais astuta das criaturas que Y┴OHU UL criou. Então a serpente chegou-se à mulher. Realmente? perguntou. Nenhum fruto do jardim? Y┴OHU UL disse que você não deve comer qualquer deles?

Certamente que poderemos comer, disse-lhe a mulher. É somente do fruto da árvore no centro do jardim que não devemos comer. Y┴OHU UL disse que não deveremos comer dele ou mesmo tocá-lo, porque morreremos.

Isso é uma mentira! sibilou a serpente. Vocês não morrerão! Y┴OHU UL sabe muito bem que no momento que vocês o comerem, tornar-se-ão como Ele, porque seus olhos se abrirão - vocês serão capazes de distinguir o bem do mal! A mulher ficou convencida. Quão desejavel e de boa aparencia era este fruto! E iria faze-la tão sábia!

Então ela comeu parte do fruto e deu parte a seu marido, que comeu também. E enquanto eles comiam, de repente ficaram sabendo da sua nudez e ficaram embaraçados. Então eles amarraram folhas de figueira juntas para se cobrirem em volta da cintura.

Naquela tarde eles ouviram o som de Y┴OHU UL andando no jardim e eles se esconderam entre as árvores. Y┴OHU UL chamou Adão: Porque vocês estão se escondendo? E Adão respondeu: Vos ouvi vindo e não queria que me visse nú. Por isso me escondi.

Quem lhes disse que vocês estavam nús? Y┴OHU UL perguntou. Vocês comeram frutos da árvore sobre a qual eu lhes avisei?

Sim, Adão admitiu, mas foi a mulher que me destes que me trouxe um pouco e eu comi.

Então Y┴OHU UL perguntou à mulher: 'Como você pode fazer tal coisa?

'A serpente me enganou', respondeu ela.

Então Y┴OHU UL disse à serpente: 'esta é a sua punição: você foi escolhida de entre todos os animais domésticos ou selvagens de toda a terra para ser amaldiçoada. Você deverá rastejar na poeira enquanto viver, arrastando-se sobre sua barriga. De agora em diante você e a mulher serão inimigos, da mesma forma que sua descendência e a dela. Você ferirá seu calcanhar mas ele lhe esmagará a sua cabeça.'

Então Y┴OHU UL disse à mulher: você deverá ter filhos com dor intensa e sofrimento; todavia ainda, você deverá bem acolher as afeições de seu marido e ele deverá ser seu amo.

E para Adão Y┴OHU UL disse: 'Porque você seguiu sua mulher e comeu o fruto quando Eu disse para não fazer isso, coloquei uma maldição sobre o solo. Durante toda sua vida você mourejará para conseguir um meio de vida. Criará espinhos e cardos para você e você comerá seu capim. Toda sua vida você suará para dominar isso até o dia de sua morte. Então você voltará à terra de onde você veio. Pois você foi feito de terra e à terra retornará.

O homem chamou sua mulher de 'Khavyßo' (significando 'A que dá a vida'), e disse: 'Ela deverá se tornar a mãe da humanidade' e Y┴OHU UL vestiu Adão e sua mulher com roupas feitas de peles de animais. Então Y┴OHU UL disse: Agora que o homem se tornou como nós, diferenciando o bem do mal, o que se dará se ele comer do fruto da Árvore da Vida e viver para sempre?

Então Y┴OHU UL o baniu para sempre do Jardim do Eden e mandou-o para fora para cultivar a terra da qual ele fora tomado. Então Y┴OHU UL o expulsou e colocou poderosos anjos a leste do Jardim do Éden com espadas flamejantes para guardar a entrada da Árvore da Vida. Gênesis 3 - Sagradas Escrituras.

Somente com ativa e completa submissão a Y┴OHU UL e Sua palavra tornou-se carne (YAOH┌SHUA) pode alguem recuperar completamente todo domínio, poder e autoridade que Y┴OHU UL deu originalmente a Adão antes da queda da humanidade. Por favor veja Romanos 5:12-21 - Sagradas Escrituras.

Observe que, parte das penalidades de Y┴OHU UL a ambos Adão e Khavyßo, tornou-se a luta contínua da mulher para usurpar a autoridade do homem e ser igual a ele, embora ela só tenha sido criada originalmente para ajudar e suportar o homem.

Depois da queda, a humanidade começou a estabelecer seus próprios sistemas humanos de govêrno e administradores de cidades porque eles já estavam espiritualmente separados do Todo Poderoso, Y┴OHU UL. Foi somente através da permissiva vontade de Y┴OHU UL que os govêrnos e reinados feitos pelo humem foram estabelecidos, uma vez que Adão já se tinha rebelado contra Ele.

Vamos prosseguir para receber mais sabedoria escritural e conhecimento no PRËXIMO segmento destes tˇpicos de despertamento espiritual agora...